Qual a diferença entre guarda móveis e self storage?

Guarda móveis e self storage são dois serviços de armazenamento bastante procurados. Eles podem ser facilmente confundidos, mas possuem vantagens e desvantagens divergentes entre si, como se um fosse uma "atualização" do outro. Isso se deve ao fato de guarda móveis ser um serviço utilizado - quase - que exclusivamente em casos de mudanças e reformas que exigem que os móveis sejam depositados em outro local por um tempo determinado.

Já o self storage, em contrapartida, funciona de um modo diferente. Ele não é procurado somente em casos de mudanças ou reformas, e sim para algo mais duradouro, e que necessite de um maior espaço para mais pertences além dos móveis. Ele consiste na utilização de boxes individuais, que são controlados pelo próprio cliente - ao contrário do guarda móveis, por exemplo - e que somente ele, ou quem ele permitir, pode acessá-los. Isso fornece uma maior privacidade, praticidade e, principalmente, segurança, já que os pertences não estarão em locais compartilhados.

Os tipos de pertences mais comuns em self storages que não são permitidos em guarda móveis

Considerando que o guarda móveis permitem somente o armazenamento de móveis em seus galpões, o self storage consegue abranger muito mais as possibilidades, permitindo uma diversidade maior de pertences em seus boxes. Confira abaixo os pertences mais comuns a aparecerem nesses depósitos, além dos tão comuns móveis.

  • Objetos de valor;
  • Coleções de grande estima;
  • Documentos;
  • Estoques;
  • Lojas virtuais;
  • Materiais de trabalho.

O self storage, ainda por cima, possui uma grande vantagem em relação ao guarda móveis, de permitir com que o cliente escolha o box sob medida de acordo com sua necessidade. Isso faz com que o custo benefício seja garantido, além de todos os boxes possuírem climatização e dedetização, prevenindo com que os pertences sejam perdidos devido à má conservação. Porém, é válido lembrar que, quanto maior for o box escolhido, maior será o preço do aluguel.

Em relação ao contrato, o self storage consegue manter ainda mais a vantagem por ter um extremamente flexível e sem burocracias. Ele apenas pede com que o cliente arque com os custos de aluguel e seguro, deixando de lado qualquer necessidade de despesas extras com acessos ao box, IPTU, taxa de condomínio, e até mesmo limpeza e manutenção. Essas preocupações podem ser eliminadas, deixando tudo em responsabilidade do estabelecimento, que, em acréscimo, possui monitoramento 24 horas por dia do ambiente.

Como escolher o melhor estabelecimento?

Para que a escolha do serviço de armazenagem seja certeira, sendo guarda móveis ou self storage, é preciso calcular a distância entre a casa/trabalho e o estabelecimento, para facilitar na hora de transportar os pertences de um local para o outro. Além disso, pesquisar o histórico da empresa para certificar-se de que ela é reconhecida e especializada no ramo é de extrema importância.


Regiões onde a Storage Ideal atende guarda móveis:


Principais regiões do Brasil onde a Storage Ideal atende guarda móveis: