O que saber sobre o armazenamento produtos químicos
Algumas atividades necessitam do armazenamento produtos químicos o que deve ser feito com muito cuidado e segurança. É preciso cuidados específicos para evitar tanto prejuízo com os materiais quanto com as pessoas envolvidas. Assim, o manuseio e o armazenamento produtos químicos deve ser feito com cautela e de forma a não causar danos à saúde dos funcionários e nem prejuízos com o meio ambiente, devendo ser acondicionados em local adequado. Por isso há alguns critérios para o armazenamento produtos químicos.
Como fazer o armazenamento produtos químicos?
Em um primeiro momento, para o armazenamento produtos químicos é preciso categoriza-los como compatíveis ou incompatíveis em relação ao local em que serão armazenados. Há uma legislação específica que prevê as formas corretas em realizar de forma adequada o armazenamento produtos químicos.Muitas empresas de produtos químicos fornecem guias de compatibilidade química, no qual é informado quais os produtos podem ser armazenados no mesmo local e como deve ser feito o armazenamento produtos químicos de forma adequada e sem riscos.
Estas informações também podem ser encontradas na ficha de informações de segurança do produto químico (FISPQ). A recomendação é que no local destinado para o armazenamento produtos químicos esteja presente uma guia de compatibilidade química e a FISPQ dos produtos para consulta.
Qual a importância das normas de armazenamento produtos químicos?
As normas e a legislação vigente visam assegurar o bem-estar e a vida dos trabalhadores envolvidos, bem como o correto manuseio dos produtos químicos. Devem ser aplicadas a todas as pessoas que tenham acesso aos produtos químicos para que isto seja feita de forma correta e segura. Após a classificação de todos os tipos de produtos químicos é preciso separa-los levando em consideração a compatibilidade conforme as normas de segurança, tais como:- Evitar colocar escadas nos locais de armazenamento;
- Deixar livre os acessos aos equipamentos;
- Limpar imediatamente qualquer produto químico derramado;
- Organizar os materiais descartáveis de maneira adequada e etiquetá-los para identificação;
- Manter todos os produtos devidamente identificados e em suas embalagens originais;
- Em caso de fracionamento, identificar a embalagem.
Assim, seguindo as normas o uso e o armazenamento produtos químicos é feito de forma correta e sem o risco de ocorrer acidentes que possam ocasionar danos à saúde dos funcionários e do meio ambiente.