Como deve ser feita o armazenamento de reagentes em laboratório?

O manuseio de todo tipo de material requer um certo cuidado. No entanto, existem certos substâncias que precisam de uma atenção especial pela sua ação mais perigosa. É o caso do armazenamento de reagentes em laboratório. Isso ocorre porque as substâncias são extremamente perigosas, podendo ser tóxicas ou inflamáveis, necessitando, portanto, um cuidado especial para que não ocorram acidentes.

Cuidados especiais para evitar acidentes

O armazenamento de reagentes em laboratório é feito exclusivamente para que acidentes sejam evitados. A principal medida a ser tomada é a presença de 1 a 2 litros de reagentes nos laboratórios e apenas 1kg para sais reativos. As grandes quantidades devem ser alocadas no almoxarifado, que deve estar separado da área administrativa e da área técnica.

Uma medida a ser tomada para que o armazenamento de reagentes em laboratório seja mais seguro é a instalação de uma ventilação de ar adequada. Essa ação impede que, caso gases sejam liberados, eles sejam inalados agressivamente pelas pessoas no ambiente.

É preciso também que as pessoas que trabalhem com os reagentes estejam preparadas para isso. Ou seja, é necessário criar uma cartilha de conhecimento de todos sobre a movimentação e disposição dos produtos químicos. Isso inclui também o conhecimento da sinalização de cada embalagem e dos elementos.

Quais substâncias devem ser aproximação impedida?

Para que o armazenamento de reagentes em laboratório tenha a máxima eficácia é preciso ter em mente que alguns desses reagentes não podem estar próximos um dos outros, justamente por provocarem reações quando entram em contato. O transporte, manuseio e estocagem dessas substâncias deve estar sempre acompanhada por um extremo cuidado. Essas são algumas dos reagentes:

  • A acetona não deve ser colocada próxima do bromo, cloro e ácido sulfúrico;
  • O acetileno não deve entrar em contato com o bromo, cloro e flúor;
  • O cloro não pode entrar em contato com a amônia, benzeno, butano, hidrogênio e metais em pó;
  • O mercúrio é incompatível com metais alcalinos, ácido nítrico com etanol e amônia.

É importante que durante o manuseio e o armazenamento de reagentes em laboratório sejam realizados com o uso de equipamentos de proteção individual e também de proteção coletiva.


Regiões onde a Storage Ideal atende armazenamento de reagentes em laboratório:


Principais regiões do Brasil onde a Storage Ideal atende armazenamento de reagentes em laboratório: