Saiba como fazer o correto armazenamento de produtos perigosos
É muito importante fazer o correto armazenamento de produtos perigosos para evitar que ocorram acidentes aos funcionários e ao meio ambiente, por isso é preciso fazê-lo de forma correta e com muito cuidado. Para isto, é preciso se atentar a alguns cuidados específicos e atentar-se às normas e legislação vigente para o armazenamento de produtos perigosos.
Como fazer o armazenamento de produtos perigosos
São diversos os tipos de produtos perigosos que são utilizados, sendo muito importante a forma como são descartados e armazenados. Há produtos perigosos que são tóxicos, inflamáveis, corrosivos, etc. Assim, é fundamental que qualquer tipo de produto, principalmente, os perigosos sejam utilizados com cuidado e o seu descarte e armazenamento sejam feitos de forma adequada.
O armazenamento de produtos perigosos deve ser feito com cautela, é preciso separar um lugar apropriado para o seu acondicionamento e evitar as seguintes situações para armazena-los:
- Espaços de acesso;
- Escadas;
- Saguões;
- Rampas.
Assim, é ideal que o armazenamento de produtos perigosos seja realizado em um lugar específico, com a devida sinalização, ventilação, saída de ar, identificação, etc. É aconselhado o uso de etiquetas com as informações necessárias de cada componente do produto que auxiliem em sua identificação e na segurança do ambiente. Listamos a seguir algumas formas de prevenis possíveis danos:
- Uso de caixas de contenção de produtos químicos: facilitam o transporte e são de material desenvolvido para que o produto não entre em contato direto com o solo e cause riscos ao meio ambiente;
- Armários com vasão de ar e prateleiras: dificultam o contato com o usuário de forma que evitem o perigo de intoxicação, explosão, etc;
- Observar a composição química: evitar riscos;
Quais as normas de armazenamento de produtos perigosos
O armazenamento de produtos perigosos segue uma legislação específica e normas estabelecidas que podem ser encontradas na Ficha de Inscrição de Segurança e Produtos Químicos (FISPQ). Alguns produtos não apresentam compatibilidade química e por isso, não podem ser armazenados juntos, pois podem ocasionar sérios danos à saúde. Além disso, é importante colocar placas sinalizadoras como forma de proteção, especificando o tipo de produto.