Como deve ser feito o armazenamento de cargas perigosas?
Toda a cadeia produtiva possui um início e fim. Desde a extração de uma matéria-prima, até a sua transformação e a destinação final do seu produto e dos materiais utilizados no procedimento. Alguns desses resíduos, especialmente os resíduos utilizados em processos industriais, precisam de um cuidado especial para que o armazenamento de cargas perigosas seja feita corretamente. Isso porque eles não são produtos comuns e que podem danificar pessoas e o meio ambiente se entrarem em contato com eles.
Tipos de cargas
Existe uma série de substâncias que podem ser incluídas no armazenamento de cargas perigosas. A definição pelo que é considerado carga perigosa é feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). O órgão é o responsável por dar diretrizes sobre como o estoque e o transporte desses materiais devem ser realizados. Esses são alguns dos resíduos considerados perigosos:
- Gases;
- Explosivos;
- Resíduos radioativos;
- Líquidos inflamáveis;
- Sólidos inflamáveis;
- Substâncias corrosivas.
Dessa forma, quais são os controles a serem aplicados para o armazenamento de cargas perigosas? É preciso a criação e aplicação de estratégias que ofereçam o máximo da segurança ambiental e humana, eliminando os riscos de contaminação ou de início de incêndios.
Controles a serem tomados
Uma das medidas a serem tomadas para o armazenamento de cargas perigosas confere à sinalização adequada. Isso significa que os caminhões que fazem os transportes, tanto quanto as embalagens devem ter as placas que exibem qual o tipo de material a ser conduzido e estocado.
Essa medida leva a outra: o treinamento de pessoal. Os motoristas e as pessoas que cuidam dos armazéns devem receber treinamento específico para que o cuidado com cada tipo de material seja praticado. Ação que inclui o uso de vestimentas de proteção e também conhecimento sobre o controle de situações de emergência.
O armazenamento de cargas perigosas deve ter atenção ao próprio espaço. Ele deve ser bem iluminado, com preferência por luzes frias e com acondicionamento do ar. É recomendado que cada tipo de produto seja colocado em ambientes separados, com as embalagens corretas, oferecendo a melhor vedação e evitando vazamentos.