O que é preciso saber sobre armazenagem e estocagem de materiais?
Em uma sociedade com cada vez mais pessoas e com procedimentos cada vez mais rápidos, as empresas precisam repensar em formas de oferecer a maior variedade de produtos para os clientes, no menor tempo. Para tanto, é preciso ter uma quantidade de um certo produto em reserva. O que significa o investimento em armazenagem e estocagem de materiais. Esse processo surge como uma forma para que exista uma garantia de quantidade, segurança e também qualidade dos produtos.
Formas de estocagem
A armazenagem e estocagem de materiais pode ser feita de diversas maneiras, de acordo com a necessidade de organização de cada produto. Isso significa que existem vários processos diferentes, e que devem ser analisados pela logística antes de sua aplicação. A avaliação leva em consideração as características físicas dos materiais. Os formatos de estocagem são:
- Armazenagem por tamanho peso ou característica: o método facilita o melhor uso do espaço;
- Armazenagem por frequência: levando a logística em questão, esse tipo melhor a saída de determinados produtos;
- Armazenagem especial: esse modelo é feito com ambientes próprios, com climatização ou isolamento;
- Armazenagem por agrupamento: método que deixa a arrumação e localização dos produtos mais fácil, mas que não aproveita o espaço da melhor maneira;
- Armazenagem externa: é feita para redução de custos com instalações e é mais utilizada na construção civil e na indústria metalúrgica e siderúrgica.
Técnicas para o procedimento
Para que a armazenagem e estocagem de materiais seja feita com eficiência, cada tipo de produto a ser guardado necessita de diretrizes e métodos para que não existam impactos causados por fatores externos, como danos na superfície, deteriorações do próprio produto ou contaminação do ambiente.
Um dos procedimentos feitos, especialmente para produtos perecíveis, é o controle de temperatura. Ela deve levar em consideração qual é o tipo de material a ser climatizado. Isso porque, dependendo do produto, as temperaturas devem ser diferentes para garantir a melhor conservação. A armazenagem e estocagem de materiais perigosos também requer um controle maior. Um exemplo é a vedação das embalagens, o cuidado com o manuseio por profissionais treinados e até mesmo a construção de ambientes isolados.