Armazenagem de mercadorias

O sistema de armazenagem de mercadorias deve ser feito por meio do devido planejamento, de modo que seu controle visa contribuir para que a operação da empresa não apresente problemas. Dessa forma, a eficiência do processo não compromete a distribuição e atrasos na entrega não prejudicam futuras negociações e a comercialização dos produtos.

Além disso, o sistema de armazenagem de mercadorias ajuda a otimizar a utilização do espaço físico, de modo que melhore o nível operacional ao evitar desperdícios, perdas de produtos e garantir um maior controle das saídas e entradas de mercadorias no armazém.

Vale lembrar que cada empresa apresenta particularidades em sua operação, trabalha com produtos específicos e, por isso, o sistema de armazenagem de mercadorias deve conciliar essas variáveis para encontrar e melhor solução.

Quais sistemas de armazenagem de mercadorias podem ser escolhidos

Uma empresa pode adotar diferentes tipos de sistema de armazenagem de mercadoria que viabilizem a movimentação interna do estoque. A classificação desses sistemas seguem as categorias de armazenamento estático ou dinâmico.

Com relação à forma estática de armazenagem, é possível verificar duas configurações distintas:

  • Drive in;
  • Drive thru.

Nesse tipo de armazenagem é comum encontrar estruturas mais leves como o cantillver. São mais indicados para produtos que tem baixo giro e de modo que sua movimentação, após o armazenamento, não é feita regularmente.

Na outra ponta encontram-se os sistemas dinâmicos, de modo que são mais indicados para produtos que serão movimentados após serem armazenados. Dentro dessa categoria encontram-se:

  • Push back;
  • Flow rack.

Armazenagem de mercadorias: o que deve ser considerado

Para que a armazenagem de mercadorias seja realizada de maneira eficiente e sem problemas, é recomendado que a organização e controle das entradas e saídas seja feita de maneira rigorosa para se evitar perdas e rupturas no estoque.

Outro ponto importante é a escolha das embalagens. Elas devem proteger bem os produtos, facilitar a identificação e ajudar na otimização do espaço físico. Como os objetos são manuseados constantemente, as embalagens são agentes que impedem que a mercadoria sofra avarias.

Por fim, a escolha da infraestrutura deve considerar controle de segurança, usar um sistema de que detecte incêndios, iluminação do ambiente, a resistência dos pisos e a altura e extensão do local.


Regiões onde a Storage Ideal atende armazenagem de mercadorias:


Principais regiões do Brasil onde a Storage Ideal atende armazenagem de mercadorias: